Lewandowski manda ao Plenário ação que pede suspensão da intervenção no Rio

Data:

Compartilhar:



ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que seja analisada pelo Plenário a ação que questiona a intervenção federal no Rio de Janeiro, “devido à relevância da matéria e seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

Lewandowski recebeu a ação, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), na quarta-feira, 14. No pedido, o partido de oposição ao governo pede a concessão de medida cautelar suspendendo os efeitos do decreto de intervenção.

Passado quase um mês da edição do decreto, o líder da bancada na Casa, deputado Ivan Valente (SP), concluiu que a intervenção foi “midiática, inconstitucional e sem planejamento”. Valente lembrou que os conselhos da República e da Defesa Nacional também não foram ouvidos antes da decisão presidencial de intervenção.

O ministro decidiu que a matéria deve ser analisada diretamente pelos onze ministros. Para isso, pediu manifestações do presidente da República, Michel Temer, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O requerente sustenta, inicialmente, que a medida adotada pelo presidente da República, além de desproporcional e dispendiosa, possui nítido caráter eleitoral”, cita Lewandowski no relatório sobre a ação. O ministro pode liberar a pauta para análise dos onze ministros quando chegarem as manifestações solicitadas.

A intervenção foi assinada por Temer no mês passado. Com isso, a segurança pública do Estado do Rio está sob o comando do general de Exército Walter Souza Braga Netto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas