Mídia internacional destaca ‘desafio’ de Lula ao prazo para se apresentar à PF

Data:

Compartilhar:


Os principais veículos de imprensa do mundo destacam em suas páginas na internet a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de descumprir o prazo para uma apresentação voluntária à Polícia Federal (PF) estipulado no mandado de prisão do juiz Sérgio Moro.

New York Times, principal jornal dos Estados Unidos, ressalta que Lula “desafiou” o prazo das 17h para se entregar voluntariamente e acrescenta que a decisão do petista pode ser o prenúncio de uma “disputa dramática” com autoridades de segurança.

A atitude “desafiadora” do petista também faz parte da abordagem do Washington Post, que destaca que a resistência do ex-presidente se dá enquanto multidões se manifestam tanto contra quanto a favor dele.

A emissora americana CNN escreve na página inicial de seu site que Lula “falhou” em se apresentar para ser levado à prisão.

O britânico Financial Times afirma em uma parte de menor destaque da sua página inicial que “o presidente que transformou o Brasil faz sua última resistência”.

Ainda na Inglaterra, o The Guardian também destaca o fato e lembra o tuíte do General Villas-Bôas na última quarta-feira: “Na noite anterior à decisão, um general brasileiro ameaçou a suprema corte por meio do Twitter, o que abalou muitos em um país que teve uma ditadura militar por mais de 20 anos”.

Galeria: Entenda o decreto de prisão do ex-presidente Lula

A linha do tempo do decreto de prisão do ex-presidente LulaEx-presidente Lula: entenda seu decreto de prisão

Também na página inicial, o alemão Die Zeit ressalta que o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, afirmou ter recorrido ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar a prisão.

O espanhol El País noticia que Lula “negocia com a Justiça sua entrega para ir ao cárcere” e faz uma cobertura em tempo real do caso.

CRONOLOGIA: Conheça todas as ações do ex-presidente Lula na Lava Jato

Ações contra o ex-presidente Lula na Lava JatoEx-presidente Lula na Lava Jato: conheça todas as ações

O português Público vai além e, no principal destaque de seu site, afirma que “Lula não quer entregar-se hoje”, também com atualizações ao vivo.

No italiano Corriere della Sera, a manchete da página inicial diz que, após não se entregar à polícia, o petista está “entrincheirado” na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

O argentino La Nación é mais um a evidenciar a cobertura do caso de Lula no maior destaque de seu site, com a manchete “Tensão máxima no Brasil: entrega de Lula à Polícia Federal é negociada”.

O também argentino Clarín também dá grande destaque ao mandato de prisão de Lula e também afirma que o ex-presidente ‘desafia a justiça’. “Uma vez expirado o prazo de rendição, ele permanece trancado no centro sindical. Cerca de 30.000 manifestantes acompanham-no e apelam para “resistir” à ordem do juiz Moro, cogitando um cordão humano”, afirma a publicação.

Enquanto isso, o francês Le Monde vem com a manchete “Suprema Corte do Brasil dá sinal verde para a prisão do ex-presidente Lula.
Por seis votos a cinco, os juízes rejeitaram seu pedido de habeas corpus. O ex-chefe de Estado foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção em janeiro.”

Al Jazeera, principal emissora de TV do Catar e um dos maiores veículos do Oriente Médio, também repercutiu a crise: “Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e líder nas projeções para as eleições de outubro, ignorou o prazo para se entregar à polícia e iniciar uma sentença de 12 anos de prisão por corrupção”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...