PM prende 20 pessoas ligada às facções criminosas e mantém operações

Data:

Compartilhar:

Rayane Alves/GD


Ao menos 20 pessoas ligadas às facções criminosas que se instalaram em Mato Grosso e estão envolvidas em pichações e em gravações de vídeos de espancamentos, denominados ‘salves’ na Grande Cuiabá foram presas pela Polícia Militar no 1º trimestre deste ano.

Chico Ferreira

A informação foi confirmada pelo Comando-Geral da instituição. O subchefe de Estado Maior coronel Henrique Santos, ressalta que são prisões efetuadas apenas pela Polícia Militar lembrando que o trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) que tembém vem efetuando prisões de criminosos ligados a facções.

Conforme o coronel, do total de prisões 9 estão relacionadas com as pichações de muros e paredes de imóveis. A maioria das frases nos ambientes públicos são mensagens apologia ao ‘mundo do crime’.

Já as outras 11 prisões são relativas a pessoas envolvidas com as gravações de vídeos de espancamentos e tortura. Alguns dos detidos fazem parte da facção que deixou recados para alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Almira de Amorim Silva, no bairro CPA 3, em Cuiabá. Nas filmagens que viralizaram nas redes sociais, os criminosos mandaram o aviso de que não queriam mais ser chamados para ficar ‘de olho neles’ por estar vendendo drogas dentro da unidade de ensino.

Caso a ordem for desobedecida, os alunos iriam receber “um salve” (sessões de tortura e espancamento contra quem desrespeita as regras e determinações impostas pelos líderes do grupo).

“Nosso trabalho continua forte contra as facções. Nosso setor de inteligência é incansável e ágil. E o nosso principal apoio é o trabalho da Polícia Civil que realiza o flagrante também, prende e entrega os criminosos para a Justiça. Diante das ações realizadas também percebemos que a circulação de vídeos acabou, mas ainda não podemos dizer que é o fim porque essas gravações podem aparecer novamente a qualquer momento. Porém, podemos adiantar que estamos preparados para combater a prática do crime”, detalhou o coronel.

Reprodução

Uma das operações iniciada pela PM é a operação Ordem Pública que começou em Cuiabá e se estendeu para Várzea Grande e deve atingir todos os municípios do Estado. O foco principal da ação é barrar as ações; números de violência e dar sensação de segurança aos cidadãos. Dentre os bairros mais críticos no ranking da violência estão CPA, Parque Cuiabá, Pedra 90, Santa Isabel.

“Na época em que iniciamos a operação essas regiões eram as mais críticas e lideravam os índices maiores da criminalidade e principalmente as ocorrências de pichações. Então trabalhamos com o apoio da Prefeitura de Cuiabá na limpeza dos muros e demos cobertura aos policiais e depois mantemos o monitoramento”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo