Vendas de músicas caem 10% em 2009 por causa de downloads ilegais

Data:

Compartilhar:

As vendas globais de música gravada caíram cerca de 10% em 2009 e acumulam baixas de 30% desde 2004 diante do número cada vez maior de downloads ilegais em todo o mundo, afirmou a IFPI, associação internacional do setor, nesta quinta-feira (21). 

O levantamento mostra que as vendas gerais de música recuaram cerca de 10% em 2009 frente a uma queda de 7% em 2008 e de 8% em 2007.  

As vendas de downloads de música seguem em crescimento, com downloads de faixas únicas avançando cerca de 10% sobre 2008 e as de álbuns em alta de 20%. 
A IFPI informa em seu relatório anual que a indústria teve boas notícias em 2009. Mais de um quarto das receitas de toda a música gravada no ano passado foi gerado por vendas digitais, depois que a indústria passou a usar novas maneiras para vender faixas de música. 

Mas a taxa de crescimento desacelerou nos últimos anos, e as vendas de lojas como iTunes e Spotify fracassaram em combater os estragos causados pelo download ilegal, explicou o presidente-executivo da IFPI, John Kennedy. 

– Ainda esperamos pelo dia em que o aumento nos negócios digitais vai compensar a queda em nossos negócios com mídia física, e isso certamente não está acontecendo. 

O relatório revela que as vendas digitais de música legalizada cresceram 12% em 2009, para US$ 4,2 bilhões (R$ 7,5 bilhões) em comparação com a expansão de 25% em 2008 e a de 30% em 2007. 

A entidade estimou em mais de 400 o número de serviços legalizados de música disponíveis ao redor do mundo, oferecendo 11 milhões de canções. 

O representante da IFPI informou ainda que o serviço de música da Nokia, que oferece downloads de canções aos compradores de certos modelos da marca, teve bom desempenho em mercados em desenvolvimento e desempenho mais fraco em mercados maduros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...