Coreia do Norte alcançou tecnologia para armar mísseis com ogivas nucleares, dizem EUA

Data:

Compartilhar:

A Agência de Inteligência de Defesa acredita, com confiança moderada, que a Coreia do Norte pode transferir armas nucleares em mísseis balísticos

Do R7, com agências internacionais

Mísseis Musudan são expostos durante desfile na Coreia do Norte em 201215.04.2012/ED Jones/AFP

A Coreia do Norte, provavelmente, já possui o conhecimento necessário para armar um míssil balístico com uma ogiva nuclear, mas a arma não seria confiável, concluiu a Agência de Inteligência de Defesa americana (DIA, sigla em inglês). O representante republicano, Doug Lamborn, fez esta revelação durante uma audiência no Comitê de Forças Armadas da Câmara dos Representantes.

— A Agência de Inteligência de Defesa acredita com confiança moderada que a Coreia do Norte pode transferir armas nucleares em mísseis balísticos, embora sua confiabilidade seria baixa.

O congressista fez referência a um relatório, ainda sigiloso, realizado pela DIA e distribuído a membros do Governo e congressistas sobre o potencial risco nuclear da Coreia do Norte.

O porta-voz do Pentágono, George Little, recusou comentar o relatório em entrevista na “CNN”, na qual assinalou que embora a conclusão não seja classificada “o conteúdo subjacente é totalmente classificado”.


Na parte do relatório que foi divulgada não há qualquer referência ao alcance que um míssil norte-coreano poderia atingir, carregando uma ogiva nuclear. Grande parte do arsenal de mísseis do país é capaz de atingir a Coreia do Sul e o Japão, mas Kim Jong-un ameaçou atacar os Estados Unidos também.

Autoridades de inteligência dos Estados Unidos disseram que Kim está usando essas ameaças apenas para ganhar concessões e ajuda externa, ao invés de tentar iniciar uma guerra.

O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos irão trabalhar diplomaticamente para reduzir as tensões com a Coreia do Norte, e advertiu que Washington irá tomar “todas as medidas necessárias” para proteger a América e seus aliados.

— Nós dois concordamos que agora é o momento para a Coreia do Norte parar com a abordagem agressiva que tomaram e tentar temperaturas mais baixas (…) ninguém quer ver um conflito na península coreana.


O Norte voltou a ameaçar e pressionar a Coreia do Sul e os Estados Unidos, e autoridades em Seul e Washington dizem que Pyongyang parece estar se preparando para testar um míssil Musudan, de médio alcance, projetado para ser capaz de atingir Guam.

Tal lançamento violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que proíbem a Coreia do Norte de realizar atividades nucleares e de lançar mísseis balísticos. O país já foi punido, este ano, por sanções pelo lançamento de foguetes e pelo teste nuclear realizado em fevereiro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas