Prefeito de Itaúba é reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal Portal da Amazônia

Data:

Compartilhar:

 O Prefeito do município de Itaúba Raimundo Zanon foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. A reunião foi realizada na tarde de ontem na sede da entidade localizada na cidade Colíder (650 km de Cuiabá).

Além de Zanon estavam presentes na reunião o prefeito de Nova Santa Helena Dorival Lorca, de Marcelâdia 
Arnóbio Vieira de Andrade, de Matupá Antônio Sobrinho (Interino), de Terra Nova do Norte Luiz Carlos Toniazzo (Secretário de Agricultura representando o prefeito Milton Toniazzo), de Nova Guarita Francisco Endler, de Colíder Adermo Serafim (Secretário de Agricultura representando o prefeito Nilson Santos, os superintendentes Leandro Fábio e Alvacir Gasparetto e Gislene Banaseski que é Secretária Executiva do Consórcio Portal da Amazônia.


Para exercer a função de Conselheiro Executivo foi eleito o prefeito de Novo Mundo José Hélio da Silva e como Conselheiro Fiscal o prefeito de Nova Guarita Francisco Endler.

Zanon esteve a frente do consórcio durante os últimos 6 meses e coordenou a elaboração do estatuto para o Consórcio que foi regularizado juridicamente.

Uma das atribuições do Consórcio é coordenar a recuperação e manutenção das estradas estaduais, por meio das patrulhas rodoviárias cedidas pelo governo do estado. 

COBRANÇAS 

Ocorre que em função da terceirização da gestão dos recursos da patrulha pelo governo o trabalho de campo fica prejudicado, o que gere insatisfação de todos os prefeitos do grupo. “Se estava funcionando bem com o Consórcio porque não continuar e por qual razão foram mexer em algo que estava dando certo e era bom para o governo e para a população? Na época o governo não ficava mal falado já que as estradas tinham boas condições de tráfego o ano inteiro. Hoje a situação é muito diferente só se vê falar em pontes caídas e estradas com problema. Isto se deve ao fato de que estão dificultando a vida dos Consórcios que com isto estão perdendo o entusiasmo e muitos deles estão acabando”, relatou o presidente do Portal da Amazônia defendendo que a gestão total dos recursos deveria voltar para os Consórcios e prefeitos.

Além do trabalho com as rodovias o Consórcio atua no fomento de projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável de cada município, a exemplo de gestão de resíduos, saneamento básico, diversificação da economia, preservação do meio ambiente entre outros.

Segundo o presidente Raimundo Zanon, que comandará a entidade pelos próximos dois anos, nos próximos dias haverá uma reunião com todos os prefeitos integrantes do consórcio para definirem um plano de ação e uma pauta de reivindicações a ser tratada em reunião com o governador Silval Barbosa.

Os seguintes municípios fazem parte do Consórcio Portal da Amazônia: Itaúba, Nova Santa Helena, Marcelândia, Peixoto do Azevedo, Novo Mundo, Matupá, Nova Guarita, Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte e Colíder.



Fonte Nortão noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas