Cinco pessoas morreram no Nortão em decorrência da gripe H1N1, em Guarantã também tem vítima

Data:

Compartilhar:

Mato Grosso tem 54 casos confirmados de Influenza H1N1 de janeiro até agora. Destes casos, dez pessoas morreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Juara, Paranaíta, Alta Floresta, Rondonópolis, Tapurah, Guarantã no Norte e Água Boa. Os demais evoluíram para cura.

Desde o início do ano 598 casos foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) em Mato Grosso. Cuiabá, com 173 casos, Sinop com 73, Rondonópolis com 70 e Várzea Grande com 53, são as cidades com mais casos notificados de SRGA.

A influenza começou a ser registrada no Brasil em 2009, ano em que ocorreu uma pandemia. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) acompanha os casos de SRGA notificados pelos municípios. A confirmação como influenza só ocorre depois de investigação laboratorial. Em 2009 foram registrados 196 casos, um caso em 2010, nenhum caso em 2011, 11 casos em 2012, quatro casos em 2013, 44 em 2014 e nenhum caso em 2015.

Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço; Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal; Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar; Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar; Aglomeração de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los, sempre que possível, principalmente no inverno; Mantenha os ambientes arejados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas