Estudantes da Escola Palmital realizam a primeira sessão mirim da Câmara de Colíder

Data:

Compartilhar:

Assessor de Imprensa

Impressionante! Não há outro adjetivo mais qualificado para sintetizar a qualidade da primeira sessão mirim realizada pela Câmara de Colíder. Os estudantes vereadores da Escola Palmital tiveram um comportamento exemplar no plenário do Legislativo e apresentaram indicações e requerimentos importantes para atender as necessidades dos moradores da região da comunidade Marco de Cimento.

Esta foi a primeira sessão envolvendo estudantes da rede pública de ensino realizada após a aprovação, no dia 13 de novembro, do projeto que cria a Câmara Mirim de Vereadores, de autoria da vereadora Dóris Sguizardi (DEM) em parceria com o presidente Rica Matos (PSD). A iniciativa é uma atualização do projeto de lei da ex-vereadora Ismailli Donassan, aprovado pela Câmara em 2006, mas que nunca foi colocado em prática.

“Esse é um projeto muito importante para a nossa comunidade”, ressalta Rica Matos. “Os alunos da Escola Palmital apresentaram demandas fundamentais para as pessoas que moram nas comunidades da região de Marco de Cimento”, disse, acrescentando que todas as sugestões dos estudantes serão transformadas em indicações e requerimentos e encaminhadas ao prefeito Noboru Tomiyoshi e aos secretários após a aprovação na Câmara.

MOMENTO ESPECIAL

A vereadora Dóris Sguizardi não conteve a sua satisfação e o seu entusiasmo com o sucesso dessa primeira sessão mirim. “Foi um momento único, especial”, comemora. “Não existem palavras para expressar o sentimento que sinto neste momento. É gratificante, porque eu vejo em cada vereadora e em cada vereador [mirim] o meu filho e a minha filha quando os dois estavam na idade deles. Mas o mais importante de tudo isso é presenciar a realidade que cada um apresentou aqui através de suas indicações e nas suas justificativas”.

A vereadora democrata enaltece que a qualidade das matérias apresentadas pelos estudantes mostra a importância da implantação da Câmara Mirim. “Para nós, foi um orgulho resgatar dos arquivos da Câmara esse projeto, que iniciou em 2006, quando foi apresentado pela vereadora Ismailli, mas que acabou não sendo levado adiante após a aprovação. E hoje realizamos a primeira sessão mirim com vereadores mirins de Colíder. São necessidades reais e que precisam ser atendidas. E nós, vereadores, vamos levar adiante cada indicação ou requerimento apresentados pelos pares da Câmara Mirim”.

CÂMARA DEMOCRÁTICA

Para a diretora da Escola Palmital, Queti Tonetti, a abertura que a Câmara de Colíder concede para os estudantes é fundamental para construir cidadãos politizados e preocupados em construir uma sociedade mais justa. “Meus agradecimentos ao presidente Rica Matos, à primeira secretária Dóris e, também, às equipes pedagógica e administrativa da nossa escola e aos pais. Obrigado por estarem conosco nessa missão para formarem cidadãos de bem. Que possamos consolidar nesse novo espaço uma educação cada vez melhor”.

A secretária municipal de Educação, Tereza Mangolin, disse que ficou impressionada com a qualidade das apresentações realizadas pelos vereadores mirins. “Ouvimos aqui textos extremamente limpos e ortograficamente corretos. As questões que vocês trouxeram aqui são todas reais. São necessidades apresentadas pela comunidade apresentadas através de vocês. Tenham na Secretaria de Educação a parceira para discussão para que a gente supere os problemas que foram trazidos aqui”.

A sessão mirim foi conduzida pelo presidente Eduardo Soares Mendes. Prestigiaram o evento os vereadores Zé Moreira, Lika, Alencar Pereira, Jaime Lima, Luciano Milani, Edina Martins, Denny Serafini, Pernambuco Filho e Ruam Batista.

Também participaram a juíza da 2ª Vara da Comarca de Colíder, Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade, o delegado da 12ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Paulo Sérgio Oliveira, o secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Vinha, a coordenadora da Escola Palmital, Adriana Farias, coordenadora do Cras, Márcia Chagas, e Margarida Gaona, gerente de Desenvolvimento Econômico.

VEREADORES MIRINS

Eduardo Soares Mendes – Presidente

Gláucia Camily Castro Soares da Silva – 1ª secretária

Evelyn Rodrigues de Farias – 2ª secretária

Matheus Bezerra da Silva

Gabriela de Souza Smerdeck

Alan Alves de Souza

Messias Feitosa

Dhislhy Rayane Vieira

Lucas Carvalho

Maria Gabriela Carvalho da Silva

Lucymara Pegoraro

Michaelly Dorvalina da Silva

Tamirys Pereira dos Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas