Conheça a história e origem do Dia das Mães no Brasil e no mundo

Data:

Compartilhar:

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). A data se tornou um dia especial, onde virou tradição as mães ganharem presentes e lembranças de seus filhos. Há também o viés do mercado: o Dia das Mães é utilizado com uma data para estimular o consumo.

O processo para o estabelecimento da data começou em 1850 nos EUA, quando uma mulher chamada Ann Reeves Jarvis fundou clubes de trabalho que funcionavam nos chamados “Dia das mães”. A ideia era de que as mulheres trabalhassem para melhorar condições sanitárias e diminuíssem a mortalidade infantil.
Nos anos seguintes, Jarvis passou a organizar piqueniques em “Dias das Mães” para encorajar mais mulheres a participarem da política e promover a paz. Mas foi sua filha, Anna Jarvis, que estabeleceu a data como ela é hoje. Anna nunca teve filhos, mas a morte de sua mãe, em 1905, a inspirou a organizar “Dias das Mães” em homenagem a elas.

O Dia das Mães foi criado para ser uma data na qual filhos devem visitar suas mães e passar o dia com elas, agradecendo pelos esforços que elas fizeram em sua criação. Muitas cidades ao redor do mundo adotaram o feriado no segundo domingo de maio. Com o passar dos anos, foi inevitável que o consumismo interferisse na data. Hoje em dia, muitas famílias se reúnem nesta data para comemorar o amor em família, no Brasil e no mundo, trocando presentes ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas