Repasse de reajuste do diesel para tabela do frete começa a vigorar na próxima semana, diz ministro

Data:

Compartilhar:

Por Valdo Cruz


Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse ao blog que a nova sistemática de ajuste da tabela de frete mínimo dos caminhoneiros, com repasse dos aumentos do diesel, já deve começar a valer na próxima semana.

“É só o tempo de operacionalizarmos a mudança, semana que vem deve estar valendo”, afirmou o ministro, que se reuniu nesta segunda-feira (22) com líderes da categoria.

Segundo Freitas, a medida não terá efeito retroativo. “Passa a valer no dia da publicação das mudanças”, disse ele, escalado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o responsável direto pelas negociações com os caminhoneiros da parte do governo. O desempenho do ministro tem sido elogiado dentro do Palácio do Planalto, principalmente por Bolsonaro.

O Palácio do Planalto decidiu fazer o novo gesto na direção dos caminhoneiros por entender que a situação da categoria se configura num “problema social”, e que o governo não pode deixá-la à própria sorte.

Freitas e o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendiam o repasse do custo do diesel para os fretes, seguindo modelo adotado nos Estados Unidos.

O repasse do reajuste do diesel não será integral, mas no percentual que ele impactar o custo dos caminhoneiros. A avaliação é que isso fique num patamar de cerca da metade do índice de aumento e também será definido proporcionalmente. Ou seja, pegará apenas o período do trajeto do frete em que houver um aumento durante a viagem do caminhoneiro.

Divergência

Dentro do governo, a tabela de frete divide opiniões. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, avalia que o atual modelo gera custo para o agronegócio e defende mudanças. O próprio ministro da Infraestrutura já informou que estão sendo feitos estudos para o seu aprimoramento, de uma forma que seja aceita por todos os lados.

Com a promessa de repasse do aumento do diesel, líderes dos caminhoneiros disseram que está descartada uma paralisação da categoria, que vinha sendo prometido para a próxima segunda-feira (29).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas