Rússia acusa diplomatas dos EUA de tentarem entrar em área restrita

Data:

Compartilhar:

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país informou que os oficiais não haviam solicitado a autorização para entrar na base naval

 A- A+
Incidente aconteceu na 2ª-feira (14), em Severodvinsk

Incidente aconteceu na 2ª-feira (14), em Severodvinsk

Reprodução/Wikimedia Commons

A Rússia acusou, nesta quinta-feira (17), três diplomatas americanos credenciados em Moscou de tentarem entrar em uma área de acesso restrito no noroeste do país onde há uma base e outras instalações militares.

“Quando os oficiais americanos chegaram lá, foram detidos na estação por uma patrulha policial que explicou que eles estavam em uma área de acesso regulamentado”, disse na entrevista coletiva semanal a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

De acordo com a porta-voz, eles não tinham autorização para estar lá “e não podiam tê-la porque não tinham solicitado”. Os americanos foram aconselhados a retornar no mesmo trem que usaram para chegar ao local.

O incidente aconteceu na segunda-feira, em Severodvinsk, em uma base naval. No dia 8 de agosto, nos arredores da mesma instalação aconteceu um acidente durante o teste de um míssil com elementos de propulsão nuclear que deixou pelo menos cinco mortos e provocou um rápido aumento nos níveis de radioatividade.

Segundo Zakharova, os diplomatas, que a imprensa russa identificou como adidos militares da embaixada dos EUA, tinham solicitado ao Ministério da Defesa da Rússia permissão para viajar para a cidade de Arkhangelsk, capital da região de mesmo nome, “e não além”.

“Em vez disso, chegaram em um automóvel alugado com placa russa a Severodvinsk. Lá, pegaram um trem para uma cidade onde se encontra uma base de testes e outras instalações da Defesa”, acrescentou a porta-voz.

O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que ainda apresentará as correspondentes notas de protesto à delegação diplomática americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...