Coronavírus se alastra e China enfrenta uma situação grave, adverte o presidente Xi Jinping

Data:

Compartilhar:

A China intensificou, neste sábado (25), as medidas de isolamento, controle e prevenção para impedir a propagação da epidemia do coronavírus, que provocou 54 mortes e gerou uma “situação grave”, nas palavras do presidente chinês Xi Jinping. 

“Se mantivermos nossa confiança, trabalhando em cooperação com os estudos científicos de prevenção e seus respectivos tratamentos, aliados às políticas combativas, seremos, com certeza, capazes de vencer essa batalha”, disse o presidente chinês.

Restrições de tráfego em Wuhan, o epicentro da epidemia, alerta máximo em Hong Kong, verificações sistemáticas nos transportes de norte a sul: a China luta para conter o vírus, que já causou 54 mortes no país e 1.610 infectados.

A Prefeitura de Xangai, capital financeira da China, também registrou sua primeira vítima fatal, um homem de 88 anos que já tinha problemas de saúde anteriores ao contágio. 

A partir da próxima segunda-feira, as agências de turismo estarão proibidas de vender pacotes turísticos a grupos, anunciou a emissora estatal chinesa CCTV. 

Pessoas aguardam atendimento médico em Wuhan© Héctor Retamal Pessoas aguardam atendimento médico em Wuhan
Mas este continua se expandindo e já está presente em quatro continentes. A Europa registrou seus três primeiros casos na sexta-feira (24), em três pessoas que vivem na França e que estiveram recentemente em Wuhan. A Austrália também confirmou quatro casos neste sábado, todos em pessoas que acabaram de voltar da China.

Na Ásia, vários países registraram casos e nos Estados Unidos um segundo foi confirmado na sexta.

O estudo dos primeiros casos confirmados mostra que a taxa de mortalidade do vírus, da família do coronavírus, chamado de 2019-nCoV, é pequena. 

A taxa “é, até o momento, de menos de 5%”, explicou o professor Yazdan Yazdanpanah, especialista francês membro da Organização Mundial de Saúde (OMS), que atendeu pacientes na França. 

“De forma geral, os pacientes (afetados pelo vírus) apresentam um quadro menos grave do que os que têm SRAS”, infecção que, por sua vez, apresentava taxa de mortalidade de 9,5%, explicou o especialista. 

Comemorações suspensas 

Mulher usa máscara protetora em Wuhan, em 25 de janeiro© Héctor Retamal Mulher usa máscara protetora em Wuhan, em 25 de janeiro
As comemorações do Ano Novo Chinês foram mínimas e pouco festivas. Nas ruas de Wuhan, metrópole de 11 milhões de habitantes, por exemplo, não houve fogos de artifícios nem desfiles de dragões.

Em Pequim e outras áreas da China, muitas celebrações do Ano Novo foram suspensas. A capital parecia deserta e os restaurantes estavam praticamente vazios. 

Muitos locais turísticos, como a Cidade Proibida, ou partes da Grande Muralha, foram fechados para reduzir o risco de infecção.

Segundo jornalistas da AFP, Wuhan se tornou praticamente uma cidade fantasma e as poucas pessoas que saem às ruas usam máscara protetora obrigatória.

“Ninguém pode sair”, repetia um policial. Desde quinta-feira, nem trens nem aviões podem deixar a cidade. 

Além de Wuhan, quase toda a província de Hubei está isolada do mundo, com cerca de 56 milhões de pessoas confinadas, o equivalente à população da África do Sul.

Em uma farmácia do centro, os funcionários, vestindo trajes de proteção e luvas cirúrgicas, atendiam aos clientes. Em um dos poucos supermercados abertos, os trabalhadores repunham as máscaras de proteção e produtos desinfetantes.

“As pessoas tentam se proteger”, explicou um cliente, que afirma estar confiante na detenção da epidemia. “O governo assumiu o problema. Não há problema”, afirmou.  

237 casos críticos

O Exército enviou três aviões com 450 médicos e pessoal da saúde para a área proibida.

Alguns deles têm experiência na luta contra o vírus ebola e a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que matou 650 pessoas na China e Hong Kong entre 2002 e 2003.

Os médicos militares trabalharão em diferentes hospitais da cidade, onde numerosos pacientes com pneumonia viral foram internados, informou a agência Xinhua. 

Os hospitais estão saturados. Um novo centro médico para mil pacientes está sendo construído na região e estará operacional em 10 dias. Outro hospital com capacidade para 1.500 leitos estará pronto no surpreendente período de 15 dias, anunciou a imprensa estatal neste sábado.

Todas as mortes, exceto duas, foram registradas em Wuhan ou na província de Hubei, grandes como a Síria.

Neste sábado, as autoridades anunciaram novas medidas em praticamente todo o país. Pontos de inspeção serão instalados e todos os viajantes com sintomas de pneumonia serão “imediatamente transferidos” para um centro médico, segundo a Comissão Nacional da Saúde. 

Até o momento, a maioria das vítimas fatais eram pessoas com mais de 65 anos ou que já tinham uma doença.  

Propagação pelo mundo

Internacionalmente, o coronavírus já foi detectado em vários países da Ásia, como Japão, Tailândia, Coreia do Sul, Singapura e Vietnã.

Em Hong Kong, onde há cinco casos confirmados, o alerta máximo foi decretado, o que implica o cancelamento da maratona e o fechamento das escolas. Qualquer pessoa que chegar da China continental terá que passar por controles.

Até o momento, a maioria dos falecidos eram pessoas de mais de 65 anos de idade e que já sofriam de alguma outra doença.  

Nos Estados Unidos, onde dois casos foram confirmados, o presidente Donald Trump parabenizou Pequim pelas medidas adotadas para impedir a propagação do vírus.

“A China trabalha muito duro para conter o coronavírus. Os Estados Unidos apreciam muito seus esforços e transparência”, tuitou, estimando que tudo “está indo bem”.

Na época da epidemia de SARS, nos anos 2000, a China havia sido criticada por ocultar os primeiros casos, o que agravou a crise. 

Por enquanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a situação preocupante, mas não decretou a “emergência de saúde global”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas