Confira medidas – Corte de água está proibido e há restrições para idosos

Data:

Compartilhar:

GD.


O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou novas medidas nesta quarta-feira (18), via pronunciamento nas redes sociais, para contenção do coronavirus em Cuiabá. Com isso, está suspenso o corte de água. Servidores que estavam viajando poderão atuar em home-office. 

 

A merenda escolar será entregue em casa aos beneficiários do Bolsa Família. As feiras livres e Restaurante Popular seguem com restrições.

 

Entre as medidas explicadas pelo prefeito está a proibição do corte de água por falta de pagamento por dois meses. O prefeito lembrou a excepcionalidade do momento e destacou que a forma de manter longe da Covid-19 e com ações de higiene, lembrando que água é essencial para isso.

 

Emanuel determinou também que seja feita uma higienização nos ônibus ao fim de cada viagem e a disponibilização dentro dos coletivos de álcool em gel, usado para matar o vírus que causa a doença.

 

Também determinou, via decreto, constante limpeza das estações Bispo Dom José, Ipiranga e Alencastro. Os idosos não poderão circular nos ônibus nesse período de quarentena e o programa Passe-Livre está suspenso durante o período, também a Tarifa Social.

 

Ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o prefeito destacou que há uma preocupação da gestão com os mais pobres e que disse que foi difícil tomar a decisão de suspensão das aulas. Porque ponderou o fato de diversas crianças dependerem da merenda escolar como principal refeição do dia.

 

Por conta disso, as escolas continuarão oferecendo a merenda escolar aos alunos cadastrados no programa Bolsa Família, mas não deu detalhes de como será essa entrega. No entanto, as aulas estão suspensas de 23 março a 5 de abril. Haverá reforço no ensino de forma virtual.

 

Outra novidade é que o prefeito determinou a paralisação das atividades nas escolas particulares. As unidades devem parar de 23 de março a 5 abril, como as unidades de rede municipal de ensino.

 

Atividades como Siminina e Bom de Bola, Bom de Escola estão suspensos por igual período.

 

O prefeito também determinou novas regras para o Creas, Cras, albergues e Restaurante Popular. Creas, Cras e albergues só poderão fazer atendimento individual e redobrar atenção com a limpeza dos locais.

 

Já o Restaurante Popular poderá fornecer alimento para 50 pessoas de cada vez, evitando aglomeração em local fechado.

 

As feiras livres podem funcionar com até 100 pessoas, mas essa é apenas uma recomendação. “Vamos ter fiscalização, mas a maior delas é a consciência de cada um”, disse.

 

As taxas de vistorias de táxis e motoristas de aplicativos estão suspensas por 90 dias, a partir do dia 01 de abril.

 

Trabalho de casa

Os servidores da prefeitura que estavam viajando para locais onde há casos de coronavirus, inclusive estagiários, poderão atuar de casa. No começo da semana o prefeito já havia liberado para o trabalho de casa os servidores com mais de 60 anos.

 

Neste período também está suspenso a concessão de férias e licença-prêmio dos servidores da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas