Por medo de coronavírus, doação de sangue cai 50%

Data:

Compartilhar:

GD.


Neste cenário da pandemia do coronavírus, o estoque de bolsas de sangue do MT Hemocentro caiu cerca de 50%. Para evitar que ele se esgote e prejudique a doação de sangue no estado inteiro, a diretoria determinou o agendamento das coletas.


De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a quantidade de pessoas que procuraram a unidade para fazerem doações caiu pela metade. Infelizmente, esse quadro impacta diretamente o estoque de bolsas.


“É importante as pessoas virem fazer as doações de sangue. Estamos organizando o serviço, que começou ontem o agendamento. Então as pessoas podem estar ligando e agendenado a sua doação de sangue”, explica.


Por conta do receio da contaminação do COVID-19, Gian Carla relata que as pessoas estão evitando o Hemocentro. Contudo, todas as medidas de precaução foram tomadas pela unidade.


“Este momento delicado não esta atingindo somete Mato Grosso, está atingindo a todos os estados do Brasil. O Rio de Janeiro está sentindo bastante a falta de sangue, São Paulo também, Goias e sucessivamente. Todos sentimos um grande impacto, em função do receio das pessoas”, lamenta.


Além de adotarem as recomendações do Ministério da Saúde e Secretária Estadual de Saúde (SES), o MT Hemocentro está evitando aglomeração de pessoas. Por isso, no máximo 10 doadores estão sendo liberados a cada hora. No local, as cadeiras foram afastadas.


Materiais como álcool em gel também estão disponíveis para os doadores. Gian Carla também atenta para os pacientes, que estão sendo atendidos somente em casos de extrema urgência e necessidade.


Pacientes do interior não precisam vir para Cuiabá, justamente para evitar o deslocamento. “Nosos pacientes também estão sendo reagendados, de forma a virem somente aqueles que são estritamente necessários passar por uma consulta médica.

Nossos médicos vão estar no Hemocentro normalmente, como todos os dias, e farão atendimentos remotos”, comenta.


Algumas coletas externas estão sendo remanejadas para dentro da unidade, como por exemplo, a coleta prevista inicialmente para acontecer dia 25 de março, no estacionamento do Tribunal Regional do Trabalho.


As coletas externas previstas para serem realizadas na Praça da República, nos dias 23, 26 e 30 de março, também estão canceladas, como medida de prevenção ao coronavírus.


O MT Hemocentro ainda orienta aqueles que estiverem com sintomas de gripe a evitarem a doação no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas