25/03/2020 às 11:20h
Vacinação contra gripe será regularizada na quinta, diz prefeito

GD.


O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) culpou o Ministério da Saúde pela falta de vacinas da gripe em Cuiabá. Segundo ele, na próxima quinta-feira (26) o atendimento já deve ser normalizado. A vacinação começou nesta segunda (23), mas com doses limitada em cada Posto de Saúde da Família (PSF).

 

Segundo o prefeito, o município recebeu 9 mil doses da vacina. Porém, a procura foi maior e acabou em muitos postos ainda pela manhã. A vacinação não protege contra a Covid-19, mas contra os três principais tipos de gripe que circulam pelo país, como a Influenza A e H1N1. Mas, a vacinação adiantada para facilitar o diagnóstico de Covid-19 por eliminação.

 

“Deixando bem claro que foi o Ministério da Saúde que mandou somente 9,5 mil doses de vacinas para Cuiabá. Nós temos 120 mil pessoas para serem vacinadas, estamos esperando mais uma grande remessa do Ministério da Saúde, quase 50 mil são idosos”, disse.


Os idosos são os primeiros liberados a tomar a vacina. Em Cuiabá, o prefeito estuda fazer como outras cidades no modelo drive thru, seguindo a forma que vem sendo adotada em outras capitais, onde o idoso recebe a vacina sem descer do carro. “Para evitar aglomeração estou pedindo para dobrar o número de postos de vacinação e um sistema de drive thru”, disse o emedebista.

 

O prefeito disse que espera que o Ministério da Saúde libere um grande volume de doses para que a vacinação siga normal. “Estamos em contato com a equipe do Ministério da Saúde para receber essa carga”.

 

O Ministério da Saúde informou o início da vacinação para os professores, servidores da segurança e pessoas com doenças crônicas começa em 16 de abril. Em 9 de maio será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, servidores do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121