ANTT adia reunião para tratar da renovação antecipada de concessão

Data:

Compartilhar:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou para terça-feira próxima (21) a reunião colegiada que trataria, entre outros, da renovação antecipada da concessão ferroviária da malha paulista. A medida foi tomada para corrigir itens apontados pela Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

No final da manhã, o diretor-presidente da ANTT, Davi Barreto, conversou com o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logistica e Infraestrutura (Frenlogi) e vice-presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado para comunicar a decisão. Fagundes participaria da reunião, pelo sistema de teleconferência.

 

“Nossa expectativa é que haja essa definição porque se trata de um marco para o logistica nacional e fundamental para Mato Grosso” – assinalou o parlamentar.

 

A aprovação do pedido, encaminhado pelo governo federal, permitirá a empresa Rumo Logistica realizar em torno de R$ 5 bilhões de investimentos em São Paulo, onde existem dezenas de gargalos. As melhorias abrem a possibilidade de avançar na implementação de trilhos da concessionaria em Mato Grosso, na chamada Ferrovia “Senador Vicente Vuolo”, que agregarão mais 8 milhões de toneladas de grãos a serem transportadas.

 

Atualmente, os trilhos da Ferronorte estão parados em Rondonópolis, no Sudeste do Estado, onde está instalado o maior complexo intermodal de cargas da América Latina. Além de Rondonópolis, outros três terminais da Ferronorte estão em funcionamento em Mato Grosso – Alto Taquari, Alto Araguaia, e Itiquira, todos no Sul no Estado.

 

Após chegar a Capital do Estado, a concessão prevê que a ferrovia siga para o Norte do Estado, conectando-se a outros modais de transportes, como o sistema hidroviário do Arco Norte da Logística.


Fonte: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas