Justiça mantém determinação para que presidente Bolsonaro entregue exames

Data:

Compartilhar:

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da Terceira Região) manteve nesta quarta-feira (6) a determinação para que o presidente Jair Bolsonaro apresente os resultados dos exames para verificar se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus.

 

Caso não cumpra a decisão, Bolsonaro deverá pagar uma multa fixada em R$ 5.000 por dia de omissão injustificada.


“A urgência da tutela é inegável, porque o processo pandêmico se desenrola diariamente, com o aumento de mortos e infectados. A sociedade tem que se certificar que o Sr. Presidente está ou não acometido da doença”, observa o desembargador André Nabarrete.

 

Após receber a decisão inicial pela apresentação dos exames, a AGU (Advocacia-Geral da União) entregou apenas um laudo médico à Justiça, que não aceitou o documento e estabeleceu que as comprovações fossem entregues até o sábado passado (2). A AGU ainda conseguiu derrubar a obrigatoriedade, mas foi novamente derrotada nesta quarta-feira.

 

 

“Embora se entenda que, de maneira geral, a transparência, publicidade devem nortear os assuntos relativos ao Sr.

 

Presidente da República, a situação de pandemia, pela gravidade que tem, inclusive reconhecida pela Lei nº 13.979/20, exacerba a necessidade e urgência da divulgação à sociedade dos exames médicos, para que não pairem dúvidas sobre a condição física da autoridade”, avalia Nabarrete.

 

A determinação recorda ainda que outras autoridades revelaram com documentação seu estado de saúde após contraírem a covid-19.


Fonte: Gazeta Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas