Sem formação, 15 ‘pesquisadores’ são detidos em MT fazendo testes da covid-19

Data:

Compartilhar:

Polícia Militar

Polícia encaminhou 15 pessoas para a delegacia de Barra do Garças (509 km ao Leste de Cuiabá), após receber denúncia de que o grupo estava ofertando testes da covid-19, além de realizar um questionário com a população. Desconfiados, entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que negou estar promovendo a ação. O caso está sendo investigado.

 

Os moradores compartilharam a informação nas redes sociais, causando pânico entre as pessoas. Em algumas casas, pessoas chegaram a realizar pulsão para colher sangue. Imagens do grupo foram disponibilizadas e a Polícia Militar conseguiu identificar e deter 8 homens e 7 mulheres.


Eles informaram os policiais que vieram de Brasília, em um ônibus alugado por uma empresa de pesquisa e consultoria, para trabalhar na região. Disseram ainda que seriam recebidos por uma equipe da prefeitura, que afirmou não ter conhecimento da ação. Um ofício foi apresentado via celular.

 

Conforme a prefeitura, um auto de infração foi lavrado contra a empresa JC Pesquisa, de São Paulo, contratada pelo IBOPE para realizar os serviços na cidade, já que nenhum dos 15 pesquisadores são profissionais da saúde ou mesmo técnicos, ou seja, não habilitados para o procedimento.

 

“Sem cumprimento das medidas técnicas e sanitárias, coloca a população em risco, bem como tais trabalhadores diante do risco de propagação e contaminação da doença”, diz nota da prefeitura.

 

O executivo municipal informou ainda que, pessoas que foram identificadas violando as medidas de isolamento, serão presas e autuadas pelas autoridades da cidade, que já registrou 4 mortes em decorrência do novo coronavírus.

 

Além disso, foi ressaltado que, equipes que foram realizar pesquina nas ruas, devem estar devidamente identificados, com materiais necessários e equipamentos de proteção individual, bem como autorização dos órgãos sanitários. 


Fonte: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas