Rosa Neide apresenta projeto para adiar Enem 2020

Data:

Compartilhar:

A deputada federal de Mato Grosso, Rosa Neide (PT), é uma das autoras de um projeto de Decreto Legislativo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 seja adiado. Ela defende o adiamento por causa da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da covid-19, que afeta, principalmente, o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas.

 

“Mas há, ainda, que se considerar, tanto no caso do Enem impresso como no do digital, que as aulas já foram interrompidas, de forma que a preparação do exame já foi comprometida, sobretudo para aqueles que mais dependem das aulas e que têm menos recursos didáticos e tecnológicos. A realização do exame tenderia a ampliar as desigualdades”, diz a justificativa do projeto, que já tem o apoio de 12 deputados federais.


Marcado para acontecer em novembro, o Enem 2020 terá as provas tradicionais (impressas) e também a versão digital, que será realizada em dias diferentes e em locais autorizados. No país, mais de 3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.

 

Além do projeto de decreto legislativo para suspender a decisão do Ministério da Educação (MEC), tramita também uma ação popular para prorrogar as inscrições e também suspender o calendário previsto, ou seja, adiar por tempo indeterminado as provas.

 

“O ministro precisa parar de criar novas injustiças. Muitos jovens não têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo se tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem não seria suficiente”, critica a parlamentar, que também é professora.


Fonte: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas