Câmara retoma reforma tributária e Maia cobra governo e Senado

Data:

Compartilhar:

Caio Spechoto


A Câmara retomou nesta 5ª feira (16.jul.2020) a discussão sobre a reforma tributária. Os deputados se reuniram pela manhã em espaço que não é o da comissão especial da Casa nem a mista do Congresso, ambas paradas por causa da pandemia.

As atividades foram em sua maior parte remotas, mas 3 peças importantes da reforma tributária compareceram pessoalmente: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o autor da PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma discutida na Casa, Baleia Rossi (MDB-SP).

Maia afirmou que aguarda a participação do governo e do Senado na discussão:

“Ontem conversei com o presidente Davi. Pedi a ele para refletir na importância, que a gente possa retomar o debate da comissão mista. Nós não queremos aprovar a reforma da Câmara, queremos aprovar a reforma do Congresso Nacional junto com o governo federal. Espero que o ministro Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro encaminhem a proposta do governo o mais rápido possível”, declarou o presidente da Câmara.

“Quero desejar, mais uma vez, sorte. Torcer para que o Senado venha junto conosco. Aqui não é uma questão de forçar, de pressionar. A nossa pressão não é nossa, a pressão é da sociedade em relação ao Parlamento porque a sociedade precisa do governo e do Parlamento soluções para que a partir do 2º semestre, mas principalmente no próximo ano, nós tenhamos as condições para o Brasil voltar a crescer”, disse Maia.

A proposta do governo para a reforma tributária, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz já estar pronta, é aguardada pelos deputados para a semana que vem. Guedes disse ao Poder360 que começará por “áreas de consenso”.

A comissão mista, de deputados e senadores, precisa de ordem do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, para voltar a funcionar. O presidente do colegiado, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), participou da reunião dos deputados por videoconferência. O Poder360 apurou que ele gostaria que a comissão mista voltasse, mas esbarra em Alcolumbre.

Renda e patrimônio

O relator da proposta na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que, por causa da pandemia, a reforma também tocará em 2 novos pontos. “Mais do que nunca se passará a discutir, além da tributação sobre consumo, a tributação sobre renda e patrimônio”, declarou.

Os deputados são cautelosos ao falar sobre quanto tempo a reforma tributária precisa para ser aprovada. Aguinaldo afirma que, uma vez estabelecido o diálogo com Senado, governo e outros interessados, precisaria de cerca de 1 mês para delinear o relatório.

O almoço de Paulo Guedes e Rodrigo Maia foi considerado importante para consolidar a interlocução entre Câmara e governo. O encontro foi nesta 4ª feira (15.jul.2020), na casa do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Egresso da Câmara, Faria tem bom trânsito no Legislativo.

“Hoje é 1 dia histórico, estamos retomando a pauta mais importante para o país no pós-pandemia”, disse o deputado Baleia Rossi, autor da PEC discutida na Câmara.

A impressão entre deputados é de que será possível incluir nas discussões o ICMS, dos Estados. A ideia original da proposta é simplificar em uma única alíquota os impostos sobre consumo. A volta de 1 tributo sobre transações, como quer o governo, é vista com ceticismo na Casa.

Votação remota

A Câmara está funcionando em regime de votação remota por causa da pandemia. Poucos deputados vão ao plenário, e mesmo as conversas de bastidores em grande parte estão se desenrolando por videoconferência.

Deputados afirmam que é possível fazer a reforma tributária avançar nessa situação. Citam outras duas PECs aprovadas durante a pandemia: o Orçamento de Guerra e o adiamento das eleições.

Os deputados podem participar das sessões do plenário pelo celular. Baleia Rossi, por exemplo, interrompeu rapidamente uma entrevista nesta 5ª feira (16.jul.2020) em 1 corredor da Câmara para orientar sua bancada no plenário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...