Ação conjunta interdita cerâmica que operava sem licença e apreende maquinários

Data:

Compartilhar:

Assessoria | Polícia Civil-MT

Uma empresa de cerâmica em Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá) foi interditada pela Polícia Civil do município, na tarde de quarta-feira (22.07), durante ação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPE) e Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) deflagrada para cumprimento de mandado judicial. 

Além de embargar as atividades do estabelecimento, o trabalho integrado resultou na apreensão de maquinários e constatação da prática de crimes ambientais. No local foram apreendidos uma máquina retroescavadeira e um caminhão. 

As investigações iniciaram após informações da Sema sobre o estabelecimento que supostamente estava fabricando tijolos extraindo argila e desmatando uma área de preservação permanente (vereda), e ainda ter em depósito lenha sem autorização do órgão ambiental competente. A licença de operação da cerâmica estava vencida desde 2017.

Com o mandado judicial, os policiais civis de Nova Xavantina, acompanhados de um oficial de justiça e servidores da Sema, foram até a empresa para o cumprimento da ordem de interdição das atividades comerciais da cerâmica e apreensão de equipamento, com base nos crimes cometidos contra o meio ambiente e outras infrações administrativas no âmbito ambiental. 

Conforme apuração, em 2019 a Sema realizou uma vistoria no estabelecimento, ocasião em que foi aplicada multa e interditadas as atividades do local. Porém, o proprietário da empresa retirou a fita de isolamento e continuou as atividades normalmente, sem obter a autorização para operação.

Com base nos indícios da prática criminosa, a Polícia Civil passou a investigar o caso, sendo então constatada a continuidade  das atividades da cerâmica interditada. 

De acordo com o delegado Raphael Diniz Garcia, após as diligências, as peças investigativas foram encaminhadas ao Poder Judiciário e Ministério Público para conhecimento e providências.

“A Justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual e concedeu liminar na ação civil pública determinando a interdição da cerâmica, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, além da apreensão das máquinas utilizadas para a possível prática criminosa”, destacou o delegado.

As investigações continuam com objetivo de apurar os crimes ambientais possivelmente praticados pelo proprietário do local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas