Toffoli defende quarentena de 8 anos para juízes disputarem eleições

Data:

Compartilhar:

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, defendeu que o Congresso Nacional aprove 1 período de quarentena para que juízes e membros do Ministério Público só possam se candidatar a cargos públicos 8 anos depois de deixarem de exercer de atuar no Judiciário ou no MP. A declaração foi dada nesta 4ª feira (29.jul.2020) durante sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Volto a pedir ao Congresso Nacional que estabeleça prazos de inelegibilidade para membros da magistratura e do Ministério Público que deixarem suas carreiras para que não possam fazer dos seus cargos e das suas altas e nobres funções meios de proselitismo e demagogia.”

Para o ministro, a definição da quarentena para juízes e procuradores evitaria a “demagogia” nos cargos públicos. “Quem quer ser candidato tem que deixar a magistratura, tem que deixar o Ministério Público. E há que haver 1 período de inelegibilidade, sim”, defendeu o ministro.

A sessão pautou uma discussão sobre o caso de 1 juiz do Maranhão que foi proibido de participar de lives de conteúdo político-partidários em função do cargo que ocupa.

Toffoli definiu o caso como “paradigmático” e explicou que “a imprensa começa a incensar determinado magistrado e ele já se vê candidato a presidente da República, sem nem conhecer o Brasil, sem nem conhecer seu Estado, sem nem ter ideia do que é a vida pública”.

A Lei de Inelegibilidade determina o prazo de 6 meses para que juízes e promotores deixem as funções para se candidatar a 1 cargo público.

O prazo de 8 anos é aplicado em 2 exceções: o caso de aposentadoria compulsória, na qual o empregado é forçado a deixar o trabalho por motivos de idade, doença incapacitante ou determinação judicial; e casos em que o cargo foi perdido em decorrência de processos disciplinares.

Em comunicado à imprensa, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) se manifestou contra a proposta de Toffoli e defendeu que é direito dos membros do Judiciário de participar do debate público e vida política do Brasil. Eis a nota, assinada pela presidente da entidade, Renata Gil:

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade representativa da magistratura nacional, vem a público defender o direito dos juízes de participarem do debate público e da vida política do país, sempre respeitando os limites legais.

Já existem prazos estabelecidos para que juízes e promotores deixem cargos públicos para se candidatar. Portanto, a AMB é contrária a qualquer ato que vise ampliar o tempo de inelegibilidade eleitoral para membros do Poder Judiciário após afastamento definitivo da função pública. Projetos com esse teor ferem o princípio da isonomia e violam os direitos políticos dos membros do Poder Judiciário. Uma afronta desproporcional ao direito fundamental dos magistrados ao exercício da cidadania.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas