Lava Jato rebate Aras e defende independência dos membros do MP

Data:

Compartilhar:

Nathan Victor

Os procuradores da Lava Jato no Paraná rebateram nesta 4ª feira (29.jul.2020) afirmações contra a força-tarefa feitas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, durante live.

“O lavajatismo há de passar”declarou Aras, que travou recentes embates com a força-tarefa da operação em Curitiba. Alguns procuradores da equipe pediram demissão coletiva por discordância com o chefe do Ministério Público Federal.

Na discussão, Aras disse que o objetivo é substituir o método utilizado pela Lava Jato. Sob seu comando, o Ministério Público encerraria o modelo de “punitivismo”.

“Agora é a hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure. Mas a correção de rumos não significa redução do empenho no combate à corrupção. Contrariamente a isso, o que nós temos aqui na casa é o pensamento de buscar fortalecer a investigação científica e, acima de tudo, visando a respeitar direitos e garantias fundamentais”, disse.

A Lava Jato repudiou as afirmações. Em nota, o grupo, coordenado pelo procurador Deltan Dallagnol, disse que a “ilação de que há ‘caixas de segredos’ no trabalho dos procuradores da República é falsa”. 

Os procuradores destacaram que na transmissão da qual Aras participou estavam “advogados que patrocinam a defesa de influentes políticos e empresários investigados ou condenados na operação Lava Jato”. Aras falou em live promovida pelo Grupo Prerrogativas, que contou também com a participação dos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Lênio Streck, Alberto Zacharias Toron, Gabriela Araujo e Fabiano Silva dos Santos.

“Investigações de crimes graves que envolvem políticos e grandes empresários desagradam, por evidente, parcela influente de nossa sociedade, que lança mão de todos os meios para desacreditar o trabalho até então realizado com sucesso”, afirmaram os procuradores de Curitiba.


CAMUFLAGEM DE MAIA E ALCOLUMBRE

Um dos recentes episódios que colocaram em dúvida a transparência das investigações de Curitiba é a suposta camuflagem dos nomes dos presidentes da Câmara e do Senado numa extensa denúncia de dezembro de 2019.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) aparecem na peça como “Rodrigo Felinto” e “David Samuel” –nomes menos conhecidos dos congressistas. O documento era conhecido, mas nunca ninguém havia se dado conta desse artífice.

O time do procurador-geral da República, Augusto Aras, vem procurando possíveis inconsistências e erros em denúncias apresentadas pela força-tarefa da Lava Jato.

© Fornecido por Poder360



PT quer CPI

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse, por meio de seu perfil no Twitter, que as falas do procurador-geral da República “são extremamente graves e exigem medidas concretas”.

Pimenta afirmou que vai ao STF (Supremo Tribunal Federal) questionar a operação.

© reprodução/Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas