Bope forma a primeira mulher policial militar de MT para o Esquadrão de Bombas

Data:

Compartilhar:

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso concluiu esta semana o Curso de Explosivistas. Cinco policiais, dos 13 que iniciaram, se formaram e agora estão prontos para desativar bombas, fazer detonação de restos de explosivos, entre outras ações envolvendo produtos de explosão.

Integra o seleto grupo de formandos a cabo Thalyta Pimenta Jara. Thalyta é a primeira mulher policial Explosivista de Mato Grosso e agora está apta a integrar o Esquadrão de Bombas da PMMT. Ela também e a terceira no Brasil a concluir essa especialização. Thalyta tem 36 anos, 9 na PMMT, e está lotada no Bope.

A preparação dela e dos colegas chegou ao final depois de 48 dias treinamento em período integral, com conteúdo teórico e aulas práticas. Essa formação somou 348 h/a.

No primeiro semestre deste ano, entre janeiro e junho, o Batalhão de Operações Especiais da PMMT atuou em 18 ocorrências policiais nas quais os criminosos utilizaram materiais explosivos.

Em 14 dessas ocorrências houve intervenção direta dos especialistas, com apreensão de 30 quilos de explosivos, “bananas” de dinamite, por exemplo, e detonação desses artefatos e outros produtos similares. Nas outras quatro, o trabalho do Bope consistiu na varredura de locais para verificar se confirmava ou não a suspeita da presença de material explosivo.

A maioria das ocorrências foi em Cuiabá, mas os especialistas também tiveram que se deslocar para atender chamados nos municípios de Barra do Garças, Nova Maringá, Guiratinga e Boa Esperança do Norte.

Na turma em que Thalyta Pimenta Jara concluiu o curso de Especialista em Explosivos estão os cabos Gilmar Augusto Rodrigues Pinto e Douglas Rosendo Nunes Azevedo e os soldados Danilo da Silva e Gabriel Olsen Azeredo Fabris.

Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas