MT: Nova tecnologia permite emissão de RG para crianças menores de cinco anos

Data:

Compartilhar:

Visando garantir maior cobertura na identificação civil em Mato Grosso, a Perícia Oficial e Identificação Técnica de (Politec) realizará um projeto piloto que possibilita a emissão de RGs de crianças de zero a cinco anos de idade.

Isto porque a tecnologia disponível atualmente limita o processo de coleta das impressões digitais para a emissão do documento de identidade de crianças nesta faixa etária.

A primeira plataforma de Identificação Biométrica de crianças de 0 a 5 anos do mundo, denominada “Infant.id”, está sendo testada pelos papiloscopistas em bebês recém-nascidos em uma maternidade de Cuiabá. De acordo com a fabricante Natosafe, o equipamento possui de alta resolução de imagem e ergonomia. É capaz de enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas com maior precisão, contribuindo para a erradicação de sub-registro e evitando troca de crianças em maternidades.

Por meio desta tecnologia, é possível capturar impressões da planta do pé, da palma da mão e impressão digital de cada recém-nascido, com a mais alta definição.

A deputada estadual Janaína Riva participou do piloto, com a emissão do RG de seu filho de dezoito dias de idade e ficou satisfeita com o resultado. “Achei isso incrível, uma segurança para a criança e para família, e também uma praticidade enorme. Com a biometria já coletada, a emissão de outros documentos será mais ágil. Parabéns, contem com meu apoio neste projeto”, afirmou em uma postagem em suas redes sociais. 

Segundo o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, o equipamento foi fornecido pela empresa e poderá ser adquirido futuramente pela Politec. “A ideia é que os hospitais realizem a aquisição do equipamento e nos primeiros dias de vida logo após o nascimento o hospital faça as coletas das impressões digitais e que nos forneça-as pela internet. Ele ficará conosco em torno de 30 ou 60 dias para a realização dos testes. A Politec tem a previsão de adquirir os equipamentos para nossa homologação’’, disse.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...