Em MT, ministro diz que União poderá mandar mais recursos

Data:

Compartilhar:

Khayo Ribeiro

Em visita a Mato Grosso para tratar da questão das queimadas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, garantiu que o governo federal poderá mandar mais recursos para o estado caso seja comprovada a necessidade, na tarde desta quinta-feira (24). As queimadas em Mato Grosso têm chamado atenção internacional, sobretudo por conta da perda massiva de áreas porções significativas do Pantanal.

 

Nos último meses, Mato Grosso tem enfrentado um intenso período de seca e aumento sobremedida do número de incêndios. Contudo, conforme divulgado pelo portal , foi registrada diminuição de cerca de 80% no número de focos de incêndio no Pantanal nos últimos dias. Hoje, são 190 focos ativos contra mais de 900 que haviam sido registrados na semana anterior.

 

 

‘Hoje, o que vimos foi uma redução, relata pelo bombeiro que lá estava, bastante grande na quantidade de fogo. Mas ainda assim há muito trabalho a fazer. Se for necessário reforçar, nós reforçaremos. Lembrando que nós temos seis aeronaves do Governo Federal, mais três helicópteros, seis helicópteros da Marinha, centenas de brigadistas federais e dezenas de viaturas’, pontuou o ministro.

 

O ministro também garantiu que o Fundo Clima – política que garante recursos para a mitigação das mudanças climáticas – já foi transferido ao Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

“O Fundo Clima já foi integralmente transferido para o BNDES. R$ 580 milhões que já estão com o BNDES, portanto não tem nenhum valor retido”.

 

A fala do ministro a respeito do Fundo é feita após audiência pública que debateu a retomada da política, que foi paralisada em 2019. O programa, que se divide em nove subgrupos, tem como objetivo fomentar a discussão em torno das mudanças climáticas e seus efeitos.

 

 

Questionado sobre as possíveis ações de recuperação das áreas perdidas, Salles apontou que este tipo de planejamento deve ser feito ‘a várias mãos’, contando com ajuda de autoridades de diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas