Anvisa aprova regras para uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Data:

Compartilhar:

Diretora da Anvisa disse que o órgão ainda não recebeu nenhum pedido para uso emergencial 

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aproveitou nesta quinta-feira (9) regras que autorizam o uso emergencial e em caráter experimental de vacinas contra o novo coronavírus. A decisão foi unânime entre os diretores da agência, após reunião virtual com membros do órgão.

Com a aprovação, a Anvisa poderá analisar pedidos de laboratórios e permitir ou não autorização temporária para aplicação de doses, desde que sejam cumpridos requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia.

“A autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia”, afirma Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa.

Até o momento não há pedidos de registros em caráter emergencial.

O pedido, de acordo com Alessandra, deverá ser feito pela empresa requisitante. “Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa”, explicou.

O órgão ainda ressaltou que poderá modificar, suspender ou canelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos.

No Brasil, quatro vacinas estão na fase 3 de testes, são elas: a da Pfizer, a de Oxford, a da Jonhnson e a da Sinovac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas