Brasil é ‘excluído’ de cúpula da ONU sobre clima

Data:

Compartilhar:

O Brasil ficou de fora da cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas que acontece neste fim de semana de forma virtual.

O episódio é uma das piores derrotas diplomáticas do governo, Jair Bolsonaro. Estados Unidos, México e Rússia também ficaram de fora da cúpula.

Foram convidados a discursar na Climate Ambition Summit, 80 chefes de estado que apresentaram metas ambiciosas a para cumprirem o compromisso de zerar as emissões de carbono até a metade do século 21, previsto no Acordo de Paris. A informação é do G1.

Nas Américas, Uruguai Argentina, Colômbia, Peru, Belize, Cuba, Costa Rica, Equador, Jamaica, Guatemala, Honduras, Panamá e Canadá ganharam uma cadeira no palco virtual do evento.

Os países da União Europeia e os grandes poluidores asiáticos, como a China, também estão entre os convidados do evento.

O secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, aponta que a rejeição ao governo brasileiro em um dos mais importantes eventos internacionais sobre mudanças climáticas acontece logo após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciar a nova meta climática do Brasil no Acordo de Paris.

A nova meta permitirá ao país chegar a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que o previsto na meta original, de acordo com uma análise do Observatório do Clima, rede de 56 organizações da sociedade civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas