Testagem para covid-19 em Mato Grosso é 434% maior que média nacional

Data:

Compartilhar:

Da assessoria

Mato Grosso alcançou a média de 3.776,5 testes moleculares (RT-PCR) aplicados para cada 100 mil habitantes. Isto é, mais do que o quadruplicou a média nacional – de 870,00 por 100 mil habitantes –, conforme aponta dados de quarta-feira (9) disponibilizados no Painel da Covid-19. Os números mostram um acréscimo de 434% em relação à média nacional.

 

Na semana epidemiológica de número 14, o Laboratório Central do Estado (Lacen), unidade gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizou 21,52 testes por 100 mil habitantes. Já na semana epidemiológica 49, esse número aumentou para 130,6, colocando Mato Grosso acima da médica nacional.

 

Desde que passou a realizar testes de coronavírus – no dia 19 de março –, o Lacen já avaliou um total de 129.297 amostras. “São amostras vindas de diversos municípios de Mato Grosso. Nossa equipe recebe, coloca elas nos equipamentos para analisar e depois envia os resultados aos municípios. É um trabalho importante que conta com uma equipe preparada para execução”, pontua a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira.

 

45 anos de serviço

Em novembro, o Laboratório celebrou 45 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. A unidade tem como missão realizar ações laboratoriais de vigilância em saúde, com qualidade e confiabilidade, para a promoção da saúde pública e atende com prioridade as áreas de vigilância em saúde, como ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador, organizando e supervisionando a rede de laboratórios de interesse da Vigilância em Saúde no Estado.

 

Testes rápidos

Além de promover a testagem do coronavírus via teste PCR, o Governo de Mato Grosso ainda distribuiu 631,1 mil testes rápidos aos 141 municípios de Mato Grosso com objetivo de auxiliar as prefeituras na ampliação do rastreamento dos casos confirmados da Covid-19.

 

Além disso, o Governo implementou, por meio da SES, o Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal. Em quase quatro meses de funcionamento, o Centro já realizou 74.284 testes rápidos. Desse total, 12 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus, entre os dias 22 de julho e 09 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas