Fiocruz vê subnotificação dos casos de covid em MT

Data:

Compartilhar:

Elayne Mendes/GD

Dados com relação aos casos confirmados de coronavírus (covid19) reportados por Mato Grosso ao Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-gripe) apresentam grande diferença entre aqueles notificados no sistema próprio do Estado. É o que aponta o último Boletim Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), titulado de Infogripe, que sugere que há uma grande subnotificação de casos. A defasagem afeta inclusive a realidade da Capital, que pode ter mais casos do que o notificado junto ao Ministério da Saúde (MS).

 

O documento frisa que a análise dos dados de todos os estados apontam para a retomada de crescimento de infectados pela covid-19 em todo o Brasil. Focando em Mato Grosso, o boletim aponta que o estado está na zona de risco e, assim como todas as demais unidades federativas do país, encontra-se com ocorrência de casos muito alta.

 

A atualização ainda aponta que Cuiabá está entre as 13 capitais que apresentam sinal moderado (probabilidade de até 75%) de crescimento na tendência de novos casos de coronavírus de longo prazo. A mesma defasagem no número de infectados no Estado apontada pelo Infogripe é destacada quando se trata da Capital.

 

Segundo o documento, os dados alimentados no Sivep-gripe e no próprio sistema local não coincidem. Frisa ainda que “É de fundamental importância o reestabelecimento dos registros no sistema nacional para acompanhamento adequado da situação pela Federação”. Segundo o documento, o registro de crescimento que vem se observando em todo o território nacional sugere a necessidade de cuidado redobrado ao longo do mês de dezembro. “Ações de conscientização e prevenção devem ser tomadas para evitar que as tradicionais aglomerações no comércio e nas celebrações de fim de ano agravem o quadro atual”, diz trecho do boletim.

 

Outro lado
Em nota, as secretarias Municipal (SMS) e de Estado de Saúde (SES) informaram que, devido ao adiantado da hora, o setor responsável não conseguiria analisar os dados até a publicação desta reportagem. As pastas ainda frisaram que assim que analisarem as informações do Infogripe se posicionarão a respeito do assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas