Governo de MT distribui 185,3 mil testes para detecção da covid-19

Data:

Compartilhar:

Da assessoria

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), distribui 185,3 mil testes de detecção da Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de manter o alto índice de testagem no Estado, que é o segundo que mais realiza testes por 100 mil habitantes conforme ranking feito pela Universidade Federal de Viçosa.

 

A distribuição faz parte do pacote de ações do Governo de Mato Grosso, lançado em março, para intensificar o combate ao coronavírus.


 

Os 10 municípios mais populosos de Mato Grosso receberão os seguintes quantitativos: Cuiabá (15.000), Várzea Grande (13.860), Rondonópolis (11.360), Sinop (7.020), Tangará da Serra (5.080), Cáceres (6.340), Sorriso (4.460), Lucas do Rio Verde (3.260), Primavera do Leste (3.040) e Barra do Garças (2.960). 

 

“Essa é uma ação que vai subsidiar a testagem nos municípios e intensificar a detecção da Covid-19. É essencial detectarmos essa doença precocemente, já que desta forma é possível oferecer o acompanhamento médico desde a fase inicial e evitar a contaminação de mais pessoas por meio do isolamento do paciente com coronavírus”, pontua o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

 

O quantitativo de testes rápidos por pesquisa de antígeno que cada município irá receber depende do cálculo que considera o critério populacional e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local. O método para o cálculo pode ser acessado na página 2 da Resolução nº 22 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

Recentemente, o Estado de Mato Grosso adquiriu 500 mil testes rápidos por pesquisa de antígeno; a compra anterior foi de 250 mil testes. As unidades serão utilizadas pelos municípios e pelos hospitais ou unidades estaduais. Só o Centro de Triagem Covid-19 já atendeu a mais de 140 mil pessoas.

 

Para o enfrentamento da pandemia, a SES já adquiriu o total de 70 mil testes RT-PCR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas