Com apoio do MP prefeitura de Sinop amplia horário de atendimento no comércio

Data:

Compartilhar:

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira com o promotor de Justiça, Pompilio Paulo Azevedo, o prefeito Roberto Dorner (republicanos) decidiu, em conjunto com o Ministério Público, estender o horário de atendimento no comércio, com a edição de um novo decreto.

A decisão foi possível após o município de Sinop apresentar uma redução no índice de contaminação, e sair do risco “muito alto” para “alto”, conforme classificação divulgada no boletim estadual, desta terça-feira (14). O novo decreto, que começa a valer a partir desta quinta-feira, amplia o horário de funcionamento do comércio e atividades religiosas, das 20h para as 22h, com toque de recolher a partir das 23h, de segunda à sábado. Aos domingos, o atendimento será até as 14h. Delivery segue até 23h59.

O novo decreto também regulamenta o funcionamento de bares e restaurantes, liberando o consumo de bebida alcoólica no local de venda. Os estabelecimentos deste seguimento devem atuar com 50% de sua capacidade, mantendo os clientes sentados e seguindo as medidas de biossegurança. 

O outro assunto debatido em consenso com o Ministério Público foi a liberação das atividades escolares, seguindo todas medidas de segurança. Durante a reunião o Prefeito Roberto Dorner destacou que a prefeitura Sinop manterá todas as ações de fiscalização e aplicação de multar para contenção do vírus, com o objetivo de reduzir a contaminação. 

“A classe de bares restaurantes está sendo muito prejudicada, estão sem conseguir trabalhar há bastante tempo, então peço ajuda do senhor (promotor) para a gente encontrar uma maneira, que seja dentro da lei, de liberar esse pessoal para trabalhar”, disse Dorner ao promotor, durante a reunião on-line.

Pompílio destacou que a redução apresentada, ainda que o cenário não seja dos melhores, é resultado das ações realizadas no município, e que entende a necessidade da economia, bem como do setor da educação, demostrando consenso na proposta apresentada pela executivo municipal da ampliação do horário de atendimento com algumas limitações. O promotor destacou ainda a importância, de manter a os cuidados para que não tenhamos uma piora no quadro. 


A secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Olivia Strapazzon, apresentou durante a reunião os números que mostram uma redução nos novos casos de contaminação da covid-19 em Sinop, bem como uma leve redução no número de pacientes internados na Upa, destacando a força tarefa desenvolvida na cidade para conter o avanço da doença.  

O Presidente da Câmara Élbio Wolkweis que também participou da reunião ressaltou o quanto é importante neste momento que o seguimento de bares e restaurantes sigam as medidas de biossegurança, “essa flexibilização atende exatamente essa categoria que precisa muito, esperamos e vamos cobrar deles que nos ajude a fiscalizar e manter medidas de biossegurança”, destacou o presidente do Legislativo Municipal.

O Procurador Geral da prefeitura de Sinop Ivan Schneider, também participou da reunião e agradeceu o auxílio do Ministério Público para com a prefeitura nas tomadas de decisões. O novo decreto passa a valer a partir desta quinta-feira (15), no entanto, o município reforça que medidas mais restritivas podem ser retomadas, caso a classificação de risco do Governo do Estado, volte para patamares mais graves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas