Com explosão de casos, Mendes declara emergência em MT

Data:

Compartilhar:

Allan Mesquita

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou situação de emergência nos 141 municípios de Mato Grosso por conta do avanço da pandemia no Estado. A medida foi anunciada na noite desta quarta-feira (14) e terá validade de 30 dias.


De acordo com o chefe do Executivo, o decreto atende a solicitação da Defesa Civil do Estado e pode ser prorrogada por mais 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial e ainda deverá passar pela validação do Governo Federal.


Ainda conforme o governador, a declaração de emergência ajuda os municípios a conseguirem, com menos burocracia, realizar as ações de enfrentamento à covid-19. “Com o decreto, as prefeituras conseguem fazer aquisições e investimentos emergenciais com mais agilidade, tendo em vista a urgência em salvar vidas”, explicou.

Mendes ainda explicou que a medida levou em consideração a alta ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o último boletim, que colocou 31 municípios na classificação de risco muito alta para o contágio da coronavírus.

 

As cidades que estão nesta classificação devem adotar medidas mais restritivas, como a quarentena obrigatória e o fechamento do comércio não essencial. “A maioria dos municípios está com classificação de risco alta ou muito alta, com UTIs na capacidade máxima”, finalizou.

 

Pandemia em MT
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registra 336.300 casos e 8.865 óbitos por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 2.209 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 336.300 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.042 estão em isolamento domiciliar e 313.348 estão recuperados.


Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 517 internações em UTIs públicas e 447 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 95,21% para UTIs adulto e em 55% para enfermarias adulto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas