Dia “D” Vacinação antirrábica será realizado no lago dos pioneiros.

Data:

Compartilhar:

Assessoria

O setor de Vigilância em Saúde continua realizando a vacinação antirrábica (contra a raiva) em cães e gatos no município de Colíder.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marluce Arruda da Silva, já foram vacinados mais de 4.532 cães e mais de 900 gatos.

No próximo dia 23, no Lago dos Pioneiros, será realizado o Dia D. Haverá três pontos de vacinação no lago, das 08 às 17h.

Enquanto isso, a equipe de agentes continua realizando a vacinação de casa em casa. A vacinação está sendo realizada também aos sábados, para agilizar.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

O que é raiva?

 

A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida e levando à morte.

Quais os sintomas da raiva?

Essa zoonose, ao acometer os cães, pode causar o isolamento do animal que passa a se esconder em busca de lugares escuros, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Em muitos casos a raiva pode causar salivação excessiva, agressividade e paralisia.

Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer uma vez que o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses.

Já a raiva felina, ao se manifestar, pode causar salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento.

Para que serve a vacina antirrábica?

A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas